Review do Magic Trackpad da Apple

Depois de utilizar o Magic Trackpad da Apple por pouco mais de 3 semanas acabei substituindo o mouse pelo novo acessório, que para o meu uso apresentou um excelente desempenho, deste modo resolvi escrever um review para ajudar quem está pensando em adquirir o acessório. Vamos ao review:

Hardware

O hardware é muito bom e acompanha a mesma linha do teclado bluetooth da Apple, com um perfil muito baixo, construção na maior parte em alumínio e compartimento para duas pilhas pequenas. O alumínio sempre passa uma impressão de qualidade aos produtos, e o touchpad é feito aparentemente de um material plástico com boa textura e que ajuda muito na utilização do produto. O Trackpad conta com um botão para ligar o aparelho em um dos lados, e no outro uma tampa para o compartimento das pilhas que só pode ser aberto com a ajuda de uma moeda.

Ergonomia

O Magic Trackpad é multi touch e aceita alguns comandos interessantes para descer em uma página de texto, planilha ou internet, deslizando os dois dedos para baixo, avançar uma página na web com 3 dedos, zoom com o movimento de pinça e a rotação de imagens com dois dedos.

Sistema operacional e usabilidade

O acessório é compatível com o Mac OS e com o Windows, e para utilizar é necessário fazer a instalação de um pequeno aplicativo (mesmo no Mac). Eu esperava pelo reconhecimento automático, mas como não se trata de um mouse, e sim de uma interface com funções diferenciadas, podemos dar um desconto para esta pequena falha. A sensibilidade do Trackpad é muito boa e para a utilização na maior parte do tempo na navegação na internet eu achei a solução perfeita, sendo menos cansativa do que o bom e velho mouse.

Em aplicativos de música como o Reason o Magic Trackpad ficou excelente, facilitando muito a vida e a alteração dos controles, mas para desenho e edição de imagens em um nível mais avançado e profissional eu ainda acho que uma boa mesa digitalizadora pode fazer um trabalho muito melhor. Ainda não consegui testar em games, mas acredito que em alguns tipos de jogos as coisas podem não ficar muito boas.

Conectividade

A conexão com o computador fica por conta de uma interface bluetooth, o que simplifica um pouco as coisas, pois hoje é muito comum termos esta possibilidade de conexão nos Notebooks ou desktops, nem que seja por meio de um pequeno e barato acessório.

Bateria

Após mais de 20 dias de uso por uma média de 12 horas por dia ainda tenho 82% da carga disponível, o que no meu ponto de vista é um ótimo desempenho.

Conclusão

Um excelente acessório para quem cansou do mouse e quer experimentar uma interface diferente! Os comandos são simples e intuitivos, deixando a navegação na web mais agradável e menos cansativa. Um ótimo produto, mas não para o uso profissional para desenhos e edição de imagens.

Prós e Contras

Prós

– Excelente construção e acabamento em alumínio.

– Grande autonomia da bateria.

– Ótimos controles multitouch.

– Escolha certa para navegação

Contras

– Não é uma boa escolha para quem não gosta do mousepad dos Notebooks.

– Instalação poderia ser mais simples, com o reconhecimento automático do acessório.

– Não é indicada para desenho e edição de imagens mais profissionais nem para games.

– Preço (259,00 reais)

7 Comments

  1. Luiz Otavio 16/11/2010
    • rodrigostoledo 16/11/2010
  2. Wendel 16/11/2010
  3. Sergio 16/11/2010
  4. pedro 19/11/2010
  5. Ian Marlon 22/11/2010
  6. Marcio Mac 24/11/2010

Leave a Reply