HTC Magic: Review

Depois de comparecer no evento de lançamento do HTC Magic no Brasil eu aguardei uma pequena fila de editores até chegar a minha vez de avaliar o aparelho, no final de dezembro de 2009. Como o aparelho já foi avaliado por muitos sites e blogs pelo mundo, vou falar mais das minhas impressões sobre o aparelho, que superou as minhas expectativas!!

Vamos ver as especificações do aparelho:

  • Processador 528 MHz
  • 512MB ROM e 288 MB RAM
  • Tela de 3.2″ com 65k cores e resolução 320×480 sensível ao toque (Capacitiva)
  • Camera de 3.2MP com autofoco
  • Teclado virtual
  • Interface: HTC Sense
  • Track ball
  • 118g de peso
  • Bateria 1340 mAh
  • Quadband GSM e dual band 3G
  • Bluetooth 2.0
  • WiFi 802.11b/g
  • GPS
  • slot microSD
  • Acelerômetro

O hardware é muito bom, não somente por suas especificações técnicas, mas pelo acabamento bem feito, compacto e muito leve, sendo que a pequena curvatura de sua parte inferior deixa o uso como telefone bastante confortável. Com 118g de peso, ele quase pode ser esquecido no bolso da calça, e isso também ajuda muito na hora de sair com o aparelho na rua. A tela do Magic tem 3,2 polegadas e resolução de 320×480 pixels, e o seu touchscreen capacitivo conta com uma velocidade de resposta tão boa quanto a encontrada no iPhone.

O design ainda conta com botões de volume na lateral, um conector miniUSB, além dos botões “verde e vermelho” para chamadas, o trackball e os botões Home, Menu, Voltar e Pesquisa. Vale lembrar que o trackball pode ser muito útil para ajudar a utilizar o aparelho com apenas uma das mãos!

Na parte traseira ainda temos uma câmera de 3.2MP com autofoco e sem um flash led, que com certeza fará falta nos ambientes com pouca luminosidade.

Um dos pontos altos deste aparelho certamente é o seu sistema operacional Android versão 1.5, que recebeu muitas modificações da HTC neste aparelho com o Sense, que integra as redes sociais com os seus contatos.É possível relacionar os seus contatos com seus perfis na internet, para que seja possível acompanhar seus amigos mais próximos na internet, seja no Facebook, Flickr ou Twitter.

Uma aba na aplicativo de contatos permite ver as atualizações dos seus contatos. E lá estão apenas as atualizações mais relevantes, como atualizações de status no Facebook ou fotos novas. Nada de avisar que um amigo mudou o texto do perfil, como o MotoBlur faz.

Uma grande decepção com o Sense foi o modo que ele trata os contatos do Google – acostumado a usar o Google Sync via Exchange com meu celular, esperava que assim que fizesse o login no GMail teria meus contatos em ordem no Magic.

Outro ponto que merece um pouco de atenção é a presença do multitouch, que funciona com o gesto de pinça para dar zoom em fotos ou em páginas da web, sendo que aparentemente esta funcionalidade está presente somente nestes dois aplicativos. O teclado virtual é muito bom e tem uma excelente resposta, e para textos mais longos sempre teremos a opção do teclado no modo paisagem, que é muito melhor para quem tem a mão maior.

O aparelho é multitarefa e suporta um uso bem pesado sem nenhum travamento e com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, e a sua característica com várias cenas (uma interface para o trabalho outra para casa, academia, férias, semelhante a existente no Nokia E71), possibilita a customização total das telas e interface do aparelho para cada tipo de situação, e com as informações, atalhos e widgets que você escolher!! O visual é muito bonito e você pode criar muitas cenas diferentes de acordo com as suas necessidades!

O HTC Magic vem super completo, com muitos aplicativos instalados para twitter, Office, visualizador de PDF, o que ajuda muito no início da utilização, pois o aparelho vem pronto para fazer a maior parte das tarefas que você precisar sem nenhum grande esforço ou trabalho. As fotos e vídeos são mais para simples registros, mas cumprem bem o papel a que se destinam, e o player de áudio também apresentou um funcionamento dentro do esperado.

Como pontos negativos encontrei a falta de um flash na câmera, bem como um conector padrão 3,5mm para o fone de ouvido, pois o aparelho utiliza  o mini USB para o fone.

A embalagem é muito compacta e vem com todos os acessórios básicos como o carregador USB, o cabo de conexão com o computador, os fones de ouvido e até uma capinha em couro, que apesar de ser bem simples, é muito interessante.

De uma forma geral o aparelho causou uma boa impressão, e se você está pensando em comprar um Android, vale a pena fazer um teste na loja!!

Veja mais algumas fotos do aparelho e uma comparação de seu tamanho com o Milestone, iPhone e com o Nokia N97 nas imagens abaixo!

6 Comments

  1. Gustavo 14/01/2010
  2. Damião Deivid (creondai) 14/01/2010
  3. Renato Reis 11/09/2010
  4. Guilherme 15/02/2011
  5. HTC Magic 28/02/2011

Leave a Reply