O Nokia Booklet 3G é um Netbook com configurações muito interessantes e um design excelente, sem falar na autonomia de sua bateria de 12 horas, que certamente faz uma diferença incrível em seu uso na estrada, entretanto, o Symbian Planet levantou uma questão muito interessante sobre o aparelho, a impossibilidade de expansão de sua memória RAM de 1GB.
Em meu Asus Eee PC 1000-HA tenho 2GB de RAM desde o primeiro dia de uso, e normalmente não passo aperto com sua performance, apesar de saber que o equipamento é limitado e sua proposta é diferente de um Notebook. Agora fica a dúvida, será que vale a pena comprar um aparelho com uma limitação de RAM deste tipo? Espero que o sistema e processador sejam otimizados para suprir pelo menos parcialmente esta deficiência!!
O tamanho reduzido, GPS, WiFi, Bluetooth, acelerômetro e bateria de longa duração podem compensar a falta de RAM? Depende muito do tipo de uso que você vai dar ao aparelho!! Vamos esperar para ver como ele se comporta nos primeiros testes e reviews!!!

Mais RAM não irá, necessariamente, melhorar o desempenho.
A proposta de um NetBook/Booklet são parecidas, mas ainda acho que um Booklet tem mais à ver com a mobilidade do que um apetrecho de trabalho. Booklet serve para vc ficar conectado o tempo inteiro, sempre que possível, para resolver seus trabalhos enquanto um NetBook serve mais para trabalhos offline visto que a bateria deles é rapidamente zerada (quando se compara as 8hs do booklet) se estiver com o wifi ligado.
A Nokia pode estar usando este 1GB de RAM exatamente para diminuir o consumo de energia pois quanto mais chips tiverem, maior o consumo.
Só me restam 2 perguntas para eu me interessar por mais este Nokia.
1: Ele consegue, pelo menos, assistir a vídeos do YouTube (coisa que muitos netbooks penam pra fazer)?
2: Qual a qualidade do GPS integrado? Igual ao LD-3W ou igual ao GPS integrado dos celulares? (Se for igual a dos celulares não é uma boa opção pelo tempo que demora para sincronizar e pela qualidade de sinal mais baixo que o LD-3W — ou qualquer outro GPS “nativo”. Mesmo os xing-ling da vida sincronizam o sinal em, no máximo, 30s).
existem alguns softwares que possibilitam a utilizacao de pendrives ou cartao de memoria como se fossem memoria RAM. Claro que tera um desempenho inferior, mas se o dispositivo flash tiver alta velocidade e possivel ter um ganho de desempenho. mas realmente, para tantos dispositivos instalados, a NOKIA poderia incorporar como padrao, pois nao acredito que aumentaria muito o preco
Na minha opinião, bateria e GPS não compensa tanto quanto um aparelho que você possa utilizar por longo tempo.
Através dos upgrades, Memoria RAM + HD, o uso de determinado netbook pode ser mais confortável e interessante.
A nokia privou isso pois, com certeza, quer que nós compramos outros aparelhos semelhantes ao Booklet. O que Não vai ocorrer com a maioria das pessoas que buscarem esse produto.
Mancada nokia!