Lembra do álbum, CD, disco, o tradicional formato limitado a 10 ou 15 músicas por conta de problemas de capacidade de mídia (do CD, nos últimos anos)? Pois bem, a banda Radiohead anunciou que não vai mais lançar nenhum álbum, somente músicas avulsas para download e EPs. Eu acho que eles estão totalmente certos, sendo que meu último CD foi comprado possivelmente há mais de 10 anos, e com certeza o desaparecimento deste formato de distribuição de música não vai fazer a menor falta.
Não é muito melhor comprar as músicas que você realmente gosta, e não ter que levar o pacote todo por conta de duas ou três faixas?
Via Cris Dias.
Aí tu esqueces daquelas experiências (se é que vc já teve) de reouvir um disco que achavas ruim e descobrir pérolas arrasadoras. Ou de perceber que aquele disquinho que vc pensava ter apenas 2 ou 3 faixas legais na verdade tem bem mais. Essas coisas são bem relativas. Eu sou o ouvinte do disco, não ando preparando coletaneas ou faixas avulsas no meu Ipod. Adoro o conceito de Album e o acho importante enquanto obra artística e ainda de grande relevância mesmo nesses tempos onde tudo ganha uma aura de descartável.
Sou admirador e acompanho há anos a carreira do Radiohead, vamos ver se eles seguem o que dizem, pois a banda Muse (tb inglesa) anunciou a mesma estratégia e este ano estará lançado um trabalho que ainda traz o conceito de Album (cheio) e tb será comercializado fisicamente (em CD e/ou Vinil).
Descordo totalmente. Primeiramente que uma banda séria jamais lançaria um disco com 2 ou 3 faixas, todos os cds que comprei até hoje foi para ouvir o disco todo, e se a banda é boa você sempre encontra músicas de qualidades no resto do album, provavelmente melhores das que todo mundo conhecem, que pregam e ficam na cabeça e só sai com uma boa hora de música(Que são as musicas que as gravadoras/empresários divulgam). E outra coisa, a qualidade de um CD. A qualidade da música é perfeita em um CD, para se comparar um arquivo este teria que ter muitos mb’s.
A questão de comprar só as músicas que gosta é uma questão não muito importante pra mim pq eu frequentemente gosto dos albuns inteiros, mas ainda assim eu concordo plenamente com a idéia de não lançar mais as músicas em CDs.
É uma nova maneira de disponibilizar as músicas p’ros fãs.
Estão no direito d’eles de o fazer, uma vez que as músicas os pertencem.
Sempre comprei CD pela banda, se é uma banda que realmente vale os trocados, pode ter certeza que o disco todo vai fazer jus.
Bandas novas tem mais é que explorar outras maneiras de vender música, principalmente nos dias de hoje, nos quais é muito fácil encontrar downloads de álbuns completos sem nenhum lucro ao artista.
Sucesso ao Radiohead, que novos hits venham diretos ao topo, agora, dos downloads.