Como economizar ao tocar uma startup?
Eu encontrei no excelente Update or Die um post sobre 17 polêmicas dicas de como tocar uma startup, por Jason Calacanis.
Veja uma tradução livre deste post aqui, via passamani:
01 – Compre Mac e se livre dos caras de suporte
02 – Compre um segundo monitor pra todo mundo. Isso economiza 30min por dia ou 100h por ano.
03 – Pague o rango da galera 4 x por semana, elimine as reuniões e coloque as reuniões no horário de almoço
04 – Compre mesas baratas e cadeiras caras
05 – Não se preocupe com sistema de telefonia. A maioria usa a internet e celular pra se comunicar
06 – Não desperdice espaço. Alugue o espaço vazio.
07 – Terceirize o RH e Financeiro.
08 – Não compre um monte de licenças de Office.
09 – Use o Google Apps ao invés do Exchange
10 – Se o cara for workaholic, compre um PC pra ele ter em casa.
11 – Demita quem não for workaholic. (Daí veio a polêmica toda)
12 – Compre uma maquinona bacanuda de café e grãos de primeira.
13 – Encha a geladeira de refrigerante.
14 – Trânsito é um saco. Seja flexível com o horário.
15 – Procure seus fornecedores de tempos em tempos e peça descontos de 10% a 30%. Isso reduz seu custo fixo em até 15%.
16 – Não gaste dinheiro com recrutamento. DIY em redes sociais
17 – Não jogue seu dinheiro fora com Assessoria de Imprensa. Contrate um bom freelancer para 3 projetos por ano e economize 75% do dinheiro.
Pensando em cada um dos itens de forma bem sucinta, posso dizer que alguns itens certamente não podem ser considerados verdadeiros, como o que fala sobre o Mac, pois as necessidade de cada um podem levar a necessidade de outros sistemas, logo não podemos ser radicais em nada. Outro ponto ainda muito difícil de ser implementado, pelo menos aqui no Brasil é o que diz para não se preocupar com o sistema de telefonia, pois isto ainda é muito necessário por aqui.
Agora falando do item mais polêmico, que menciona que quem não for workaholic deve ser demitido, eu trocaria facilmente um workaholic por uma pessoa comum com muita criatividade e paixão pelo trabalho. Não vejo a necessidade de ser cercado por workaholics para fazer um negócio dar certo, pois entendo que as pessoas tem muito mais para oferecer quando tem uma vida pessoal boa e um bom equilíbrio entre o trabalho e o lazer.
E você, o que achou da lista?
Fonte: Update or Die.
Se você gostou deste post, por favor faça seu comentário ou assine o feed e tenha futuros posts direcionados diretamente ao seu leitor de feeds .
Comentários
os itens 15 e 17 são besteiras de quem deu certo por *sorte* e num tem muita noçao… quer apenas colocar a SUA formula como a CERTA…
Forçar os fornecedores alem do limite num agrega nada… a qualidade do produto oferido vai cair e isso vai refletir no SEU produto.
Assessoria, assim como design e mkt, são ações de longo prazo. Pensar que ações pontuais, substituem um trablho de longo prazo, planejado… burrice!
Alias, essas formulas, sempre tem um monte de besteiras…
Quem gosta do que faz, QUANDO É NECESSÁRIO, se comporta como workaholic… terrivel é querer exigir isso o tmepo todo.
Quem so enxerga trabalho, sinceramente, mais cedo ou mais tarde, se da conta que perdeu a vida! e ai… adeus produtividade, criatividade (tb existem criativos workaholic!! rsrs) e tudo mais! ![]()
Melhoras, Rodrigo!
Abraço!


Com certeza a criatividade e inspiração são fundamentais em qualquer organização. Entretanto deve haver um equilíbrio para não pecar pela falta de produção. É muito comum essas pessoas de grande criatividade não conseguirem tocar seus próprios projetos pela falta de comprometimento com o trabalho “braçal”. Por isso uma equipe tem que ter esse equilíbrio para render bem.
Ou seja, nem uma equipe 100% workaholic nem uma 100% inspiração.