A Internet vai matar os aplicativos para celulares?

Um interessante artigo foi escrito no Intomobile fazendo uma referência a um post do Michael Mace, um ex funcionário e um blogger brilhante, no qual indicava que os aplicativos para celulares iriam migrar para a Web.
Fora do Brasil os planos de dados ilimitados com preços bem razoáveis estão se tornando mais populares a cada dia, o que por consequência torna a utilização de programas na Web um caminho mais lógico, inclusive no ponto de vista da integração destas aplicações com os desktops e Notebooks.

No meu ponto de vista, as coisas não são tão simples assim, pois existem vários aplicativos que não podem rodar direto na Web, necessitando a instalação no celular. Outro ponto que merece uma atenção especial é o fato de a internet nos celulares ainda é um pouco lenta, instável e muito cara. No caso dos programas, pelo menos no Symbian existem muitos programas excelentes e de grande utilidade que não podem ser portados para a Web, tais como a secretária eletrônica que grava as mensagens na memória do celular, o Best Profiles, Black List entre vários outros. Não devemos esquecer também dos games, pois não há como comparar um jogo desenvolvido para N-Gage com aqueles desenvolvidos em Java.

Por isso acho que a resposta para esta questão ainda não pode ser uma migração total dos desenvolvedores de softwares para celulares para a Web, e sim a abertura de mais um mercado para quem deseja trabalhar com novos softwares para aplicações móveis.

Veja mais um ponto de vista sobre o assunto no Intomobile.

Powered by Qumana

One Response

  1. Rod_Calibra 25/02/2008

Leave a Reply