Estudos ligam Aspartame a câncer novamente

10_3aspartame.jpgA cada dia surgem mais estudos ligando o Aspartame, muito comuns em bebidas largamente consumidas atualmente a vários tipos de câncer.

Nesta semana saiu um interessante post no The cancer blog, no endereço http://www.thecancerblog.com/2007/06/26/cancer-causing-aspartame-under-scrutiny-once-again/ sobre esta ligação, cada vez mais evidente e presente em vários estudos sobre as causas do câncer.

Após ler alguns novos estudos sobre este tema, como este interessante artigo da CNN http://www.cnn.com/2007/HEALTH/06/25/cancer.aspartame.reut/index.html?eref=rss_health, vou fazer minha parte e cortar qualquer alimento ou bebida com Aspartame de meus hábitos de consumo.

Infelizmente os interesse comerciais são bem maiores do que o bem estar da população, e deste modo, apesar dos estudos ligarem claramente o consumo do Aspartame a vários tipos de câncer, a proibição certamente tardará muito ou provavelmente não acontecerá.

Câncer

3 responses to Estudos ligam Aspartame a câncer novamente


  1. Rodrigo,

    Devemos ter cuidado sim, mas não podemos tomar conclusões precipitadas. Todo estudo médico necessita de critérios para ser considerado um estudo válido (nisso o FDA tem razão-vide artigo da CNN). Um deles é reprodutibilidade, ou seja, o mesmo estudo tem que ter resultado semelhantes quando realizado por diferentes grupos ao redor do mundo. Uma única instituição ou grupo não faz verão. O resultado pode ser facilmente modificado pelo tamanho da amostra, falta de randomização, métodos utilizados e principalmente análise estatística. Se eu comi um frango e você nenhum, estatisticamente nos dois estamos satisfeitos, já que cada um de nós comeu meio frango…É uma brincadeira, mas dá a ideia de que os resultados podem ser modificados segundo a forma como quem os está analisando os vê.

    No passado (década de 70)tivemos estudos relacionando o uso da sacarina com câncer. Muitos estudos faziam um rato ingerir quantidades absurdas de sacarina por dia. Era quase como se um adulto tomasse um litro de adoçante por dia. Neste caso é possivel fazer uma relação entre o consumo de sacarina e câncer. Mas também sabemos que açucar em doses elevadíssimas ou sal em dose acima do normal podem causar diversas patologias. Associação entre microondas e radiação eletromagnética e câncer não estão claras ainda, mas nem por isso deixamos de usar celulares ou aparelhos de microondas.

    Concluindo, a ciência evolui, o que é correto hoje pode não ser amanhã, mas devemos ter um pouco mais paciência ao ler esses estudos na mídia. Se por um lado temos uma indústria farmacêutica sedenta por lucros e pregando falsas maravilhas, temos do outro lado um grupo que faz um terrorismo verde tão ruim para a sociedade como o anterior.

    PS: Gostei muito da avaliação do N95. Parece que a Sony está preparando umas novidades com GPS também no futuro. Espero que o Iphone gere uma nova geração de celulares nas concorrentes e preços mais baixos.

    Um abraço

  2. rodrigostoledo

    Grande Rodrigo!! Tudo bem? O seu site continua excelente! Concordo com você, mas como tenho casos em minha família, estou procurando mudar os meus hábitos e consumir alimentos e bebidas mais saudáveis para tentar reduzir o meu fator de risco. Pelo que ando lendo nos últimos tempos, para vários tipos de câncer o fator da hereditariedade não é tão forte quanto se imagina, mas sim uma combinação de hábitos alimentares, de consumo de alcool e cigarro e falta de atividade física, que geralmente são passados como uma esécie de herança pela família. Seria uma espécie de herança ‘maus hábitos que levam pessoas de um mesmo grupo para um percentual de risco mais elevado. Na dúvida, se puder evitar um pouco alimentos com substâncias suspeitas, melhor! Sabe que é muito engraçado a qauntidade de pessoas que não são obesas (como eu por exemplo) mas que sempre pedem refrigerantes ligth. Por que não uma Coca-cola normal?

    Obrigado pelo comentário da avaliação do N95!! Eu também acho que o iPhone vai forçar a concorrência a fazer aparelhos cada vez melhores!!

    Grande Abraço!!

  3. Moisés D. Luiz

    Devido a tudo o que ouvimos nos meios de informações existentes, eu acretito que os produtos industrializados fazem mais o mal do que o bem estar fisico dos seres humanos.
    Por isso eu ainda prefiro acreditar que uma vida totalmente natural é a malhor fornma de evitar o envelhecimento precoce e a aquisição de doenças modernas.
    Tendo assim uma vida cheia de Disposição em armonia com com ensinamentos modernos, levando em conta que a maioria dos alimentos naturais, são contaminados com agrotixicos, que muitas das vezes nós também não conhecemos os efeitos colaterais, baseando-se na quantidade consumida diariamente, mensalmente ou anualmente.
    Agradesso pelo espaço sedido a todos que desejarem fazer seus comentários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>